A Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias Artísticas é um curso novo, com boas instalações para a criação artística, permitindo a exploração de técnicas como o desenho, a cerâmica, o papel, o design gráfico, a pintura, a gravura, a ilustração, os metais, as madeiras, entre outras. Este curso permite o domínio de vários materiais, dando condições e ferramentas para, no futuro, enfrentar o competitivo mercado das artes.

As saídas profissionais deste curso contemplam funções em museus, fundações, jardins de infância, escolas, centros de animação cultural ou de tempos livres, serviços educativos de organismos culturais, associações culturais, bibliotecas, centros de dia, instituições de solidariedade social e unidades integradas de saúde ou empresas, etc.

PLANO DE ESTUDOS

 

A terceira edição do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica, aprovado pela tutela, terá início a partir de Outubro deste ano, como resposta às solicitações de licenciados que pretendem obter habilitação profissional para a docência nos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico nesta área artística. Fornecerá ainda habilitação para apoio ao 1.º ciclo nas áreas artísticas da Expressão Plástica.

Terá uma duração de 4 semestres e incluirá Prática Pedagógica Supervisionada e um trabalho final que consistirá na apresentação e defesa de um relatório de estágio.

A este Mestrado, que funcionará em regime pós-laboral, podem candidatar-se licenciados em EVT pelas ESEs, licenciados em Artes Visuais, Pintura, Escultura, Design e Arquitectura, desde que possuam formação anterior que perfaça um total de 120 créditos, obtidos em disciplinas de áreas artísticas (consultar Dec.-Lei 43/2007).

Será criado um plano de estudos próprio para os licenciados que possuam apenas 75% destes 120 créditos e será ainda elaborado um plano de creditações para os candidatos que possuam já a Licenciatura em EVT.

A ESE/IPP, de há muito especializada na formação de professores de EVT, investe neste mestrado todo o conhecimento científico e pedagógico dos seus docentes de modo a garantir uma formação de alto nível a todos os candidatos.

PLANO DE ESTUDOS